Share This Article
Assim como todos os anos, 2022 trouxe e vem trazendo diversas tendências de Design Gráfico. Dentre elas, algumas se aplicam em áreas como embalagens, outras em interface de usuário e claro, algumas se aplicam às marcas. Símbolo monocromático, logos e mascotes em 3D, o retorno do degradê, etc.
Vemos no mercado alguns casos de marcas que sempre estão antenadas a grandes mudanças. A Apple por exemplo é frequentemente atualizada, ainda que seus produtos mantenham uma consistência visual, de modo geral, cada evento da empresa mostra a icônica maçã estilizada de maneira diferente.
Contudo, sabemos que nem toda empresa tem os mesmos recursos e porte que a Apple e sabemos também que, estilizar uma marca para seguir tendências de design pode ser financeiramente inviável e eventualmente até impossível. Então a pergunta que fica é: Minha marca deve ou não seguir essas tendências?
Veja abaixo a nossa visão sobre o assunto e entenda quando você deve ou não seguir tendências do design gráfico.
Fatores financeiros ao seguir tendências de Design
O excesso de pontos de contato pode representar um empecilho muito grande na hora de atualizar uma marca, isso porque tal tarefa geraria um custo muito alto, uma vez que incontáveis materiais precisariam passar por atualização.
Para avaliar se financeiramente a viabilidade, vale estruturar uma hierarquia de aplicação da sua marca, de modo que seja fácil identificar aqueles pontos de contato que podem passar pela modificação e quais podem ser mantidos consistentes com a identidade visual.
Há quanto tempo a marca não é atualizada?
Um outro fator muito importante a se avaliar na hora de seguir tendências com uma marca é: Quando foi a última atualização dela? Um ano? Dois… Cinco… Dez anos?
É aconselhável que a marca seja atualizada com uma certa frequência, e essa frequência pode ser determinada pelo seu próprio nicho. Marcas mais tecnológicas como Apple e Google precisam de atualizações mais frequentes, talvez até anuais. Enquanto marcas mais tradicionais como Bauducco e Granado precisam apenas de atualizações minúsculas e com espaço que chegam a dez anos ou mais.
Por isso, é importante saber se o mercado o qual você atua é propício ou não a seguir tendências e se ele precisa ou não de modificações mais frequentes. Caso seja, avalie também quando foi o último redesign da marca para saber se é ou não necessário mexer nela de novo.
Modismo vs autenticidade
Um fator muito importante a se avaliar na hora de escolher ou não seguir uma tendência estética de design é avaliar se vale a pena ou não abrir mão da sua autenticidade para seguir uma moda.
Algumas marcas podem ter passado por longos processos de criação, a fim de conquistarem a tão aclamada autenticidade, isso é ter uma identidade autêntica e única dentro do seu nicho de atuação. Às vezes seguir uma tendência de design pode significar abrir mão de um dos pontos que realmente te identificam em meio aos concorrentes.
Mas às vezes seguir tendência pode ser um fator muito importante para a atuação, e então a marca pode se ver em um dilema em abrir mão da sua identidade ou simplesmente aceitar o que o mercado dita.
Como seguir tendências de Design sem abandonar sua autenticidade
Simples! Tenha uma marca devidamente preparada para receber atualizações pontuais de tendência. Ou seja, caso você tenha desenvolvido sua marca com um profissional devidamente qualificado, a sua marca terá versatilidade para se adaptar a pequenas mudanças do mercado sem abandonar a autenticidade e identidade que sua empresa precisa ter para se destacar em meio aos concorrentes.
Claro que chegar nesse nível de identidade visual não é fácil e exigirá que o profissional encarregado de desenvolver a marca se atende em estudar e avaliar o que de fato, transmitirá a identidade da marca e o que dentro do ecossistema visual da empresa pode ser alterado para seguir tendências de mercado.
Para que você tenha uma marca devidamente preparada para esse tipo de situações, procure sempre uma Agência especializada na criação de identidades visuais, que tenha processos muito bem definidos para preparar sua marca para o mercado que a aguarda. Tenha em mãos sempre o seu manual de uso da marca e lembre-se sempre em se atentar as mudanças mas com muito senso crítico.
Quer saber mais sobre como é o processo de criação de uma marca? Clica aqui!