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Você certamente navega pela internet e já deve ter se dado conta de que o acesso em alguns sites e blogs são mais práticos e atraentes do que outros. Um dos componentes responsáveis por tornar a experiência positiva é o design digital.
Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a função do design vai muito além da estética. É um aspecto importante na comunicação com o público e para sua identificação com a marca. Por esse motivo, quanto mais atraente visualmente, maior a chance de permanência do usuário na plataforma e, por consequência, a conversão de clientes.
O que é design digital?
O design digital é o conjunto de elementos visuais utilizados na construção de um site, blog, posts de social media, ou seja, são aspectos que compõem as telas exibidas aos usuários. Sua função é atrair e ao mesmo tempo facilitar a navegação do usuário.
No marketing digital, o fluxo percorrido nas plataformas é fundamental para converter clientes. Sendo assim, os aspectos visuais devem ser um atrativo capaz de estimular a permanência e as ações do usuário dentro deste ambiente.
O design é parte de uma engrenagem e, portanto, precisa considerar os demais aspectos envolvidos na construção de um site como mostraremos a seguir.
Como aplicar
Em primeiro lugar será necessário considerar a identidade visual da marca – o conjunto de elementos visuais, como cores, símbolos, formas e tipos de letras. Esse será o ponto de partida para criação do layout da página e os recursos envolvidos como ícones e botões, por exemplo.
No site
Assim que o usuário acessa um site é fundamental que as informações mais relevantes estejam presentes na tela, sem a necessidade de utilizar a barra de scroll. Nesse sentido a recomendação é um design objetivo e atrativo o suficiente para chamar a atenção, considerando, por exemplo, o conceito da semiótica e hierarquia de informação, buscando gerar interação e encantar o público em questão. Além claro, do design responsivo para que o layout seja usado em qualquer dispositivo.
Nas redes sociais
O design também será fundamental para o engajamento nas redes sociais. Fotos, vídeos, infográficos e animações, além de visualmente atrativos, costumam gerar mais compartilhamentos do que apenas o texto. Dessa maneira vale atentar para cores, tipografia, entre outros elementos que valorizem as publicações.
Em blogs
Os blogs estão entre as principais estratégias de marketing de conteúdo. Assim precisam de uma diagramação que considere a conversão dos usuários. Para tanto a recomendação é valorizar o texto, evitando a inserção de elemento que possam tirar o foco da leitura.
E-mail marketing
No caso do e-mail marketing, a dica também é apostar em um design simples, mas que consiga reter a atenção do destinatário. Outro ponto de atenção é a forma como as pessoas vão ler o e-mail. Portanto, usar o sentido de leitura a seu favor é essencial para obter mais performance.
IMPORTANTE: Ao atuar no ambiente digital, o Designer precisa ter atenção máxima a Call to action em todas as situações acima. Isso porque esse é o principal recurso para conversão de clientes. Nesse sentido vale testar cores, formatos e tamanhos de ícones, links e botões para cumprir essa função.
A importância do Design Digital para marketing
O marketing digital visa a promoção de marcas e produtos em ambiente virtual, ou seja, pela internet. Nesse sentido, ele se baseia em estratégias para atrair, informar, encantar, engajar e converter usuários em clientes.
O design é uma forma de apresentar o conteúdo, tomando-o mais atraente e capaz de guiar o usuário para as próximas etapas de conversão, de modo quase instintivo. Para tanto é necessário que:
- As escolhas visuais devem promover a identificação com o usuário. Nesse sentido é fundamental que estejam baseadas em suas preferências e não a partir de escolhas pessoais ou achismos
- O design precisa considerar a atração e conversão de clientes. Dessa forma é importante destacar calls to action ainda que a estética não fique tão harmoniosa
- Os conteúdos devem estar em linha com as estratégias de SEO. O Google prioriza textos e, portanto, eles devem ser inseridos no próprio HTML, mesmo que o design tenha desenvolvido uma proposta mais bonita com cores e fontes diferenciadas, mas que são renderizadas como imagem
Como apontamos até aqui o design digital é fundamental para a funcionalidade e estética de sites, blogs, canais de redes sociais e plataformas de compras. Assim é essencial contar com profissionais especializados para garantir uma boa experiência aos usuários.
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