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Não é incomum associarmos um certo estilo de linguagem à uma marca, quando pensamos em Netflix, por exemplo, já conseguimos imaginar aquele padrão mais despojado e brincalhão. Pois bem, essa não é uma percepção aleatória, muito pelo contrário, essa sensação de conseguir “ouvir” o jeito de uma marca falar é algo muito estratégico e pensado com muito cuidado, trata-se do tom de voz da marca.
O tom de voz da marca nada mais é do que a maneira estratégica de “fala” da marca, isso é, um estilo de linguagem verbal que a marca a dota a fim de conseguir melhor identificação com seu público consumidor além de servir como uma forte ferramenta na hora de transmitir o posicionamento da marca para o mercado.
O tom de voz da marca pode ter vários “níveis”, partindo desde um simples dialeto característico de uma empresa ao mais complexo personagem que uma marca pode vir a se tornar.
Os benefícios dessa estratégia
Há séculos nós seres humanos criamos o hábito de nos agrupar com aqueles que consideramos similares a nós, seja através de interesses, classe social ou até por pura identificação pessoal. Partindo desse princípio, o tom de voz de uma marca surge como ferramenta aliada à personalidade da marca a fim de gerar essa identificação e “agrupar” a marca com aquele público que possa ser interessante para ela.
Falar de uma maneira específica, transmitir o sentimento ou até mesmo as características da fala auxiliam diretamente no quanto uma marca pode se relacionar com seu público e isso se torna nítido quando acompanhamos redes sociais de diversas grandes empresas, como a Apple que sempre tem um tom de voz inspirador, a Jeep que sempre tenta trazer aquela ideia de uma pessoa aventureira ou até mesmo a Virgin, que consegue colocar entusiasmo e diversão em todos seus serviços desde o atendimento em suas lojas aos vídeos de instrução de voo na sua companhia aérea.
Algumas marcas vão além e criam até personagens fictícios para se relacionarem com seu público e isso tem sido reflexo de uma ascensão nítida do uso de assistentes virtuais como a Lu, da Magalu ou a Sam da Samsung.
Como é definido o tom de voz
Para definir o tom de voz é necessário primeiramente ter uma marca muito bem definida com toda sua estratégia de posicionamento de marca, saber com detalhes o que a mesma pretende ser e como ela pretende agir, depois é necessário saber com quem a marca irá se comunicar, afinal devemos sempre falar a linguagem daqueles com quem nos relacionamos, somente então pode-se iniciar a construção estratégica de um tom de voz de marca.
Após saber muito bem quem é a marca e com quem a marca fala é possível começar a fazer levantamento estratégico de qual tipo de linguagem melhor se adequa a marca, ou seja, definir com cuidado palavras que a marca usa com frequência, palavras que ela não usa nunca, dialetos próprios, qual a linguagem técnica, etc. Assim se torna possível criar um vocabulário específico da marca.
Com o vocabulário definido é possível utilizar da personificação da marca para se definir como a mesma transmite esse vocabulário, ou seja, como é seu estilo de linguagem, ela fala sério? Ela fala brincando? Ela sorri? Ela é fria ou calorosa? Ela fala gírias? É mais imponente ou submissa? Busca ser mais ativa ou passiva? Tudo isso pode definir o estilo de linguagem percebida, por exemplo, marcas de cosméticos normalmente usam um estilo mais sedutor e íntimo, enquanto marcas de bancos sempre transmitem sensação de segurança e simplicidade.
Com o vocabulário e estilo de linguagem definido é possível se mapear todos os pontos de contado da marca, ou seja, onde a marca aparece e tem contato com seus públicos, assim é possível decidir se a marca deve transmitir sua linguagem através de escrita, de áudio, vídeo ou até mesmo de maneira gráfica através de formas e cores.
Por último, ter um bom gestor de marca para garantir consistência em todos os canais e preservar o estilo de linguagem em qualquer ponto de contato com que a marca fale, evitando dissonância e mantendo sempre a boa comunicação.
Claro que, para ter um bom tom de voz definido todas os passos anteriores devem ser feitos por um profissional que entenda muito bem de estratégia de marca e branding, ou até mesmo por uma agência especializada em branding.
Além disso, entender sobre a personalidade da marca é mais uma ferramenta que pode te auxiliar a criar o tom de voz perfeito, quer ler mais sobre? Clica aqui!