Share This Article
SEO é o acrônimo em inglês para Search Engine Optimzation e sua principal função está relacionado com o marketing digital. Mas para que serve?
Muitas agências oferecem para seus clientes, uma estratégia de marketing digital baseada em SEO. Essa técnica permite melhorar o desempenho do seu site nas plataformas de buscas na internet. Ou seja, consegue fazer com que o seu público consiga encontrar a sua empresa com maior facilidade.
Quando surgiu?
A origem do termo SEO foi relatado em meados de 1997 no livro Net Results escritos pelos autores Bob Heyman juntamente com Leland Harden e Rick Bruner. Durante uma conversa, eles constaram que com a diminuição de palavras chaves no site de sua banda, o posicionamento dela nas plataformas de busca havia caído.
No mesmo momento em que eles adicionaram mais palavras chaves, o site começava a subir de posição. Assim perceberam onde deveriam focar suas estratégias.
Muitas outros relatos contradizem a origem desse termo, mas essas é uma das principais fontes de sua primeira aparição.
Mas para que serve o SEO e qual a sua importância?
A estratégia de SEO permite que o seu site consiga alcançar as primeiras posições nas buscas orgânicas (aquelas que não são pagas). Assim, plataformas de buscas trariam como resultado o seu site antes dos seus concorrentes, levando o seu público alvo a acessá-lo.
Nos últimos 20 anos o mundo mudou rapidamente. Com a evolução da internet, as empresas, que no geral utilizavam as mídias de massa para se comunicar, foram perdendo o poder sobre seu público.
Esse poder foi para as mãos do consumidor, que buscam na internet o que necessitam. No Brasil, mais de 120 milhões de pessoas tem acesso as plataformas de busca digital, principalmente agora com os Smartphones.
O Google, a principal plataforma de busca na internet, recebe mais de 35 mil buscas por segundo em seu buscador. Perceba aí o quanto é importante o seu site estar entre as primeiras posições e possuir um marketing digital profissional.
SEO é uma alternativa certa para seu negócio. Mas existem muitas outras ferramentas que podem melhorar o marketing da sua empresas nos meios digitais.